Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, o Março Lilás é marcado por campanhas que buscam evidenciar a relevância do assunto. A doença está diretamente relacionada à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), tornando a vacinação e os exames preventivos estratégias fundamentais para a saúde feminina. De acordo com a ginecologista da Clínica Mádria, Dra. Laura Caús, o HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual e pode levar ao desenvolvimento de verrugas genitais e cânceres, como os de vulva, vagina, ânus e orofaringe.
“Mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero estão associados à infecção pelo HPV. Alguns subtipos do vírus, especialmente os tipos 16 e 18, podem causar alterações celulares chamadas lesões precursoras, que, se não tratadas, podem evoluir para câncer ao longo dos anos”, explica a médica.
Benefícios da imunização
Existem formas, no entanto, de realizar a prevenção da doença que afeta muitas mulheres. A vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de evitar a infecção pelos principais tipos oncogênicos do vírus. “A vacina quadrivalente disponível no sus protege contra os tipos de HPV mais associados a cânceres e verrugas genitais, como os tipos 6, 11, 16 e 18 protegendo contra até 70% dos cânceres de colo. A vacina nonavalente, disponível recentemente na rede privada oferece proteção contra nove tipos de HPV aumentando a proteção em 20% ou seja protegendo até 90% dos subtipos causadores de colo de útero.”, destaca Dra. Laura.
A imunização é recomendada para homens e mulheres entre 9 e 45 anos, sendo mais eficaz quando administrada antes do início da vida sexual. “O ideal é que a vacinação ocorra entre 9 e 14 anos, quando a resposta imunológica é melhor. No entanto, pessoas acima dessa faixa etária também podem se vacinar com segurança e obter benefícios”, reforça a ginecologista.
Exames preventivos
Além da vacinação, o Papanicolau continua sendo essencial para a detecção precoce de alterações nas células do colo do útero, possibilitando o tratamento antes que a doença evolua. Além disso, o uso de preservativos continua sendo essencial na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e na detecção precoce de alterações celulares. “O câncer de colo do útero pode levar anos para se desenvolver, por isso o acompanhamento regular com exames preventivos é indispensável”, finaliza.
Durante o Março Lilás, a conscientização sobre a saúde da mulher se torna ainda mais necessária. Quanto maior a adesão à vacina e aos exames preventivos, menor será o impacto da doença no futuro. Na Clínica Madria, profissionais habilitadas estão disponíveis para auxiliar nas avaliações necessárias.
Pensada por elas, para elas
A Clínica Madria, em Passo Fundo, oferece atendimento em todas as especialidades da saúde da mulher. A Clínica está instalada na Rua Uruguai, 1141 - 5° andar - Centro. O contato com a Clínica pode ser feito pelo telefone (54) 99958-0605. Mais informações no site www.clinicamadria.com.br.
MADRIA - CLÍNICA PARA ELAS - 2022 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.