CLÍNICA
GINECOLÓGICA

e saúde da mulher.

PENSADA
POR ELAS,

para elas.

BLOG

Outubro Rosa: conscientização sobre câncer de mama avança no caminho do diagnóstico precoce

Para a ginecologista e mastologista, Dra. Carolina Rosa, o principal aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama está “entre outubros”

Foi durante uma consulta de rotina que Denize Maria Borella, 61 anos, percebeu algo suspeito. Um pequeno nódulo no seio e o diagnóstico de câncer de mama logo na sequência mudaram sua vida e os seus planos, em novembro de 2023. O caso dela integra os mais de 70 mil diagnósticos da doença no Brasil, todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No mês de outubro, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, histórias como a de Denize fazem parte dos avanços rumo ao diagnóstico precoce e o aumento das chances de sucesso no tratamento da doença.

“Recebi a notícia com toda a empatia do mundo pela Dra. Jéssica Zandoná e, mesmo assim, me senti arrasada. Já na primeira consulta com a mastologista, Dra. Carol Rosa, compartilhei tudo que estava sentido, inclusive o medo de morrer. Nesse momento, o acolhimento é fundamental, afinal, minha cabeça era uma fábrica de bons e maus pensamentos”, relembra Denize, que após os exames pré-operatórios, realizou a cirurgia para a retirada do tumor cerca de um mês após o diagnóstico.

No pós-operatório, o tratamento de Denize se deteve à radioterapias, com acompanhamentos semestrais.

“Tudo isso que vivi me ensinou que fazer os exames de rotina todos os anos é muito verdadeiro e salva vidas. É preciso também ter calma e controlar a ansiedade e os pensamentos catastróficos quando se tem um diagnóstico destes, além de estar acompanhada por profissionais de confiança”, conta Denize.

 

Para a médica ginecologista e mastologista da Clínica Madria, Dra. Carolina Rosa, o caso de Denize ilustra a relevância da conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio dos exames de rotina. A especialista defende que o assunto precisa ser tratado “entre outubros”.

“Eu sempre defendi que o câncer de mama precisa ser assunto o ano todo. Não podemos nos conformar em falar desse tema só em outubro, das mulheres buscarem os exames somente em outubro, dessa preocupação só aparecer em outubro. Devemos usar o rosa da campanha todos os dias”, defende Dra. Carol.

 

Acesso a mamografia a partir dos 40 anos é um dos principais avanços da pauta

A mastologista pontua que, em 2025, um dos principais avanços em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama foi o conjunto de ações divulgadas pelo Ministério da Saúde, em que uma delas foi garantir o acesso à mamografia a partir dos 40 anos via Sistema Único de Saúde (SUS), e não mais somente após os 50 anos.

“Existem indicadores que 23% dos diagnósticos de câncer de mama estão na população entre 40 e 49 anos e, quanto mais precoce for essa detecção, maiores são as chances de termos sucesso no tratamento”, explica Dra. Carol.

Após o sucesso no tratamento do câncer de mama, diagnosticado precocemente no caso de Denize, a mensagem que marca o movimento do outubro rosa é clara: “tudo passa”! “Enfrentar a situação sem se vitimizar e pensar o “por que comigo?” ajudam no tratamento e, por fim, ter clareza que a vida é muito boa, apesar de alguns incidentes de percurso”, finaliza Denize.

foto notícia

FALE CONOSCO

e veja como nós podemos ajudá-la.

R. Uruguai, 1141 - 5° andar
(com estacionamento próprio)

(54) 9 9958.0605
(54) 3045.2210

VER NO MAPA
clinica madria logo
Saúde integral feminina

MADRIA - CLÍNICA PARA ELAS - 2022 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo - Criativittá Web Studio
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.