Uma das principais doenças que atingem crianças recém-nascidas e lactantes, a bronquiolite afeta o sistema respiratório ao provocar inflamação nos pulmões. Desde terça-feira (9), está disponível a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para mulheres a partir da 28ª semana de gestação na rede pública em Passo Fundo. A médica ginecologista e obstetra da Clínica Madria, Dra. Lisandra Scolaro, recomenda que as gestantes procurem um dos oito pontos de imunização do município para aplicar a dose.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. Os sintomas da bronquiolite em bebês podem se assemelhar ao de resfriados, como coriza, espirros e febre leve. Essas condições podem evoluir para sintomas mais graves como dificuldade para respirar, chiado no peito e tosse persistente.
A Dra. Lisandra Scolaro enfatiza que a vacinação é muito importante na prevenção da doença e para garantir a segurança dos recém-nascidos. “A vacinação de gestantes contra o vírus promove uma transferência passiva de anticorpos da mãe para o bebê, garantindo proteção aos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, período em que o risco de complicações respiratórias é mais alto”, afirma.
A comunidade de Passo Fundo pode buscar a imunização em oito pontos do município. São eles: Cais Boqueirão, Cais São Cristóvão, Cais Hípica, Cais Vila Luiza, UBS Petrópolis, ESF Adirbal Corralo, UBS Annes e ESF Zachia. As vacinas estarão disponíveis nesses locais até quando durarem os estoques. Ao todo, são 710 imunizantes disponíveis para a população.
Acompanhamento e recomendações
A Dra. Lisandra salienta a importância de manter um acompanhamento médico durante todo o período pré-natal, inclusive na vacinação contra a bronquiolite por parte das gestantes. “É fundamental que as gestantes mantenham atenção à sua saúde no período pré-natal. Para isso, o acompanhamento de um profissional, com todas as orientações necessárias para essa fase, é indispensável”, pontua.
Pontos de vacinação
Cais Boqueirão
Cais São Cristóvão
Cais Hípica
Cais Vila Luiza
UBS Petrópolis
ESF Adirbal Corralo
UBS Annes
ESF Zachia
Horários de funcionamento:
Cais - segunda a sexta-feira – das 08h às 18h30 e sábado – das 08h às 11:30h
UBS e ESF - segunda a sexta-feira – das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30
MADRIA - CLÍNICA PARA ELAS - 2022 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.