A fisioterapia pélvica é uma especialidade que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções relacionadas à região pélvica e o assoalho pélvico
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e tecidos que sustentam os órgãos na cavidade pélvica, incluindo a bexiga, o útero, a vagina e o reto.
Essa área do corpo desempenha um papel importante na continência urinária e fecal, na função sexual e na estabilidade dos órgãos pélvicos. Quando ocorrem disfunções no assoalho pélvico, pode surgir uma variedade de problemas, como incontinência urinária, incontinência fecal, prolapsos de órgãos pélvicos (bexiga caída, por exemplo), dor pélvica crônica, disfunções sexuais (vaginismo e dispareunia) e mais.
O fisioterapeuta pélvico é especializado em avaliar a função do assoalho pélvico e desenvolver um plano de tratamento individualizado para abordar as disfunções específicas de cada paciente. O tratamento pode incluir exercícios de fortalecimento e relaxamento muscular, técnicas de reeducação da postura e dos hábitos de micção e evacuação, massagem e terapia manual, eletroterapia, biofeedback (que ajuda o paciente a visualizar e controlar os músculos), entre outros.
A fisioterapia pélvica é especialmente apreciada para mulheres que passaram por gestações e partos, com a atenção na preparação e recuperação muscular durante e após a gravidez, para prevenir ou tratar problemas como diástase abdominal e fraqueza do assoalho pélvico. Além disso, é bem-vinda no pré e pós-operatório de cirurgias uroginecológicas, aliada na preparação e recuperação dos procedimentos.
É uma abordagem não invasiva e conservadora que pode melhorar significativamente a qualidade de vida das mulheres, em todos ciclos vitais.